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Educação e Lazer

O campo do lazer é reconhecido, nas sociedades contemporâneas, como uma das áreas de maior crescimento económico, valorização social, desenvolvimento local e emprego, tanto à escala global como local. Esta expansão inclui a participação dos sujeitos em práticas ativas de lazer, artísticas e culturais, desportivas, recreativas e turísticas, bem como formas de participação passivas como espectador ou consumidor, transformadoras dos tempos sociais, especialmente no respeitante à articulação entre tempos de trabalho, tempos livres e tempos de lazer.

O lazer é também entendido como um tempo privilegiado para o desenvolvimento de competências e para a aquisição de aprendizagens, em diferentes contextos educativos (formais, não formais e informais), sob uma tripla perspetiva: educação pelo lazer, educação para o lazer, e educação como lazer. Estes contextos funcionam em complementaridade com o sistema educativo formal, contribuindo para a formação ao longo da vida que, à semelhança do que se passa nos outros países da OCDE, possam contribuir para a aquisição e desenvolvimento de aprendizagens.

O Mestrado em Educação e Lazer tem, assim, como finalidade proporcionar oportunidades educativas que permitam aos estudantes adquirir conhecimentos e competências a nível teórico, prático e metodológico nas áreas e contextos das diferentes práticas onde a Educação e Lazer constituam ou têm potencial para se constituir com temas centrais, tais como, Associações (Culturais, Desportivas, Recreativas, de Desenvolvimento Local, etc.), Autarquias, Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer, Empresas, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, IPSS, entre outras.

Sob esta perspetiva, o Mestrado em Educação e Lazer pretende dar continuidade, aprofundar e especializar os conhecimentos e competências da formação inicial obtidos em cursos de licenciatura em áreas afins aos estudos em Educação e/ou em Lazer, nomeadamente, em Animação Socioeducativa/Sociocultural, Artes e Cultura (Arte e Design, Dança, Música, Teatro, etc.), Desporto, Educação Básica, Gerontologia Social, Turismo, entre outros.

O Mestrado em Educação e Lazer é lecionado por um corpo docente doutorado e altamente especializado nas áreas científicas das unidades curriculares que lecionam. As unidades curriculares apresentam uma dimensão aplicada aos contextos de intervenção, desenvolvendo competências operativas em domínios específicos da Educação e Lazer. O processo de ensino-aprendizagem nas unidades curriculares fomenta a interação entre professor-aluno na discussão e resolução de questões de natureza teórica e prática, recorrendo-se a diversas estratégias nas diferentes unidades curriculares (e.g., trabalhos por projeto, b-learning, etc.), praticando-se metodologias participativas, ativas e colaborativas.

PLANO DE ESTUDOS
STUDY PROGRAMME

Outras informações:

Edital e informações de Candidatura

Regulamento do Mestrado

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

Despacho n.º 2829/2017, de 4 de abril

Pós-Graduação e Educação e Lazer

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo: ACEF/1415/10062
Decisão: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da Publicação: 15-09-2016

Registo DGES

Registo inicial: R/A-Ef 383/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 383/2011/AL01 de 03-02-2017

Coordenação do Mestrado

Ricardo José Espírito Santo de Melo

Diploma

Objetivos

Objetivos do Curso

  1. Formar profissionais qualificados para o desempenho de funções na área da Educação e Lazer, com elevada capacidade de concepção, planeamento, enquadramento e avaliação de atividades, projetos e programas, utilizando diversas tecnologias, nomeadamente, a arte e a cultura, as atividades físicas e desportivas, o turismo, entre outras, com a perspetiva de intervenção social nos diversos contextos de lazer;
  2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de Educação para e pelo Lazer;
  3. Fornecer ferramentas que garantam a realização de atividades de investigação passíveis de fundamentar a intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança em contextos de lazer;
  4. Proporcionar condições para adquirir conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projetos de investigação, projetos de intervenção e/ou projetos de investigação-ação;
  5. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo / doutoramento.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

  1. Compreender o conceito de lazer na sociedade atual, a sua emergência, os seus contextos de desenvolvimento, numa perspetiva sociológica e educacional, habilitando os estudantes para conceber projetos, programas e atividades adequados aos diversos tipos de destinatários, nos diferentes contextos de lazer (formal, não formal e informal), numa perspetiva de educação pelo/para o lazer;
  2. Entender a complexidade e âmbito de intervenção da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem numa perspetiva de educação ao longo da vida, de modo a organizar atividades, projetos e programas de lazer em que a componente de conhecimento permita o enriquecimento dos grupos envolvidos;
  3. Construir um quadro de representações sociais distanciado do contexto escolar que permita conceber, implementar e avaliar atividades de educação não-formal com intencionalidade(s) educativa(s) específica(s) utilizando diversos recursos (atividades físicas desportivas, expressões artísticas e outras atividades culturais, turismo, etc.);
  4. Conceber projetos, programas e atividades em ambientes escolares e/ou comunitários que promovam a igualdade de oportunidades, o interesse pelas aprendizagens e a integração escolar e/ou profissional, de crianças, jovens e adultos, desenvolvendo os seus contextos de lazer;
  5. Desenvolver investigação científica fundamentadora da concepção (estratégias e instrumentos de diagnóstico), implementação (estratégias e instrumentos de investigação-ação) e avaliação (estratégias e instrumentos de monitorização) de projetos e programas educativos nos diferentes contextos de lazer.

Saídas Profissionais

- Coordenador / Técnico Superior em Educação e Lazer em diferentes contextos institucionais (Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, IPSS, Associações de Desenvolvimento Local, Autarquias, Empresas, entre outras);
- Consultor / Organizador e Gestor de Projetos no âmbito da Educação e Lazer nos diferentes contextos institucionais descritos;
- Diretor / Coordenador de Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer;
- Investigador e formador em Educação e Lazer.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação e Lazer dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Candidatura

Toda a informação disponível, nomeadamente sobre:

  • Condições de acesso 
  • Candidaturas
  • Editais
  • Vagas
  • Propinas e Taxas
  • Calendário
  • Listas de Seriação e de Colocação

poderá ser encontrada em: https://www.esec.pt/estudar/candidaturas/formacao-pos-graduada/candidaturas 

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação e Lazer:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas do ensino ou em áreas afins;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas do ensino ou em áreas afins;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas acima referenciadas;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Calendário

Horários | 2021/2022 | 1º semestre