A experiência de participação na ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ constituirá certamente um trunfo importante para muitos estudantes no momento de escolher um curso no ensino superior. Com mais conhecimento e facilidade poderão responder à pergunta “que curso seguir?”.
Espera-se que a ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ possa também contribuir para despertar nas crianças, adolescentes e jovens, o gosto de aprender, de conhecer coisas novas, e a vontade de ir mais longe.
São promovidas não só com o objetivo de divulgar e promover a oferta formativa e as iniciativas da ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, mas sobretudo promover o conhecimento, a cultura, a ciência e a arte junto dos mais jovens e de auxiliar os estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior na escolha de uma área de estudo e trabalho.
As Escolas de Verão, em particular a Escola de Verão JÚNIOR da ESEC, são constituídas por um conjunto de programas de formação promovidos e dinamizados pelos diferentes cursos em funcionamento na Instituição, decorrerão normalmente nos meses de Junho e Julho, em Coimbra, e pretendem ser um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino básico e secundário, fomentar o espírito de trabalho em equipa, laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais no ambiente da Instituição.
Os estudantes terão ainda a oportunidade de conhecer a cidade de Coimbra, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprenderem enquanto se divertem, experimentando as ações científicas, culturais e desportivas propostas.
Com programas de formação que abrangem diferentes áreas científicas, poderão ser promovidas atividades de ensino não formal nas áreas de educação, música, teatro, comunicação social, comunicação multimédia, desporto e lazer, música, arte e design, empreendedorismo , etc.
Em todas as atividades os participantes serão acompanhados por docentes, investigadores, animadores e estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra.
Em suma, os jovens terão a possibilidade de passar umas férias diferentes, junto de alunos e de professores do Instituto Politécnico de Coimbra, nas instalações da Instituição, e vão poder aprender enquanto se divertem.