Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu
Image

Parceria com a ESEC contribui para estudo sobre animação sociocultural na República Checa

Friday, 17 July, 2020
A Animação Sociocultural tem vindo a expandir-se para além do mundo latino, e boa prova disso tem sido o interesse de implementar práticas e estudos de Animação Sociocultural na República Checa. Desde há alguns anos que o Instituto de Trabalho Social da Universidade de Hrádec Králové e a OPS (Organização de apoio social local), uma organização de apoio social da mesma cidade, se têm interessado pela Animação Sociocultural como complemento e mais-valia do trabalho de intervenção social e de desenvolvimento comunitário.

Nesse sentido, realizaram um estudo sobre as potencialidades da Animação Sociocultural no trabalho social e publicaram o livro SOCIO ‑KULTURNÍ ANIMACE - a její uplatnění v komunitní sociální práci (Animação Sociocultural - e a sua aplicação no serviço social comunitário), obra coletiva coordenada pelo docente da Universidade de Hrádec Králové, Jan Hlousek.

A inspiração na experiência portuguesa nesta área é claramente assumida nesta obra e no trabalho da OPS que no âmbito da sua intervenção potenciou a criação de um projeto cultural (agora independente) designado de Club Café Pessoa, em homenagem ao poeta português, mas também à ideia de que as pessoas são o mais importante no desenvolvimento de uma sociedade.

"Os autores da obra tratam detalhadamente três modelos de intervenção - educacional, social e cultural - que eles introduzem no contexto checo do conhecimento existente neste campo. Na apresentação do livro (disponível em http://www.ops.cz/vzdelavani/socio-kulturni-animace) destacam a importância da experiência adquirida em Portugal, durante um estágio de duas semanas, onde, além de visitas e reuniões de trabalho, tiveram a oportunidade de assistir uma conferência sobre animação sociocultural. Ainda nessa visita tiveram oportunidade de aceder a literatura sobre a área que, de outra forma, não estava disponível. “Baseiam-se principalmente na literatura portuguesa e na experiência adquirida por parte da equipa do autor durante uma parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal, e também durante um estágio de duas semanas repleto de visitas e participação em workshops em centros comunitários em Lisboa, Porto e norte e centro de Portugal."

“A publicação trabalha com a base teórica da animação sociocultural e do trabalho social comunitário, mas também traz vários procedimentos metodológicos, técnicas e instruções, além de 100 exemplos práticos de como o novo conceito pode ser aplicado. Apresenta a construção do pensamento do próprio conceito de «animação sociocultural», bem como seu desenvolvimento histórico, valores, objetivos e paradigmas.”

‹ Back